Na área de eletricidade a Engeworks elabora dois formatos de Laudos Técnicos:

 

  1. Laudo Técnico de Segurança nas Instalações Elétrica e Conformidade com a NR-10: Tem por objetivo avaliar as instalações elétricas com foco na segurança dos trabalhadores, usuários e patrimônio. São apresesentadas as medidas de controle e cronograma de criticidade. Trata-se de uma avaliação qualitativa. Este trabalho tem o embasamento legal da NR-10 e é obrigatorio para estabelecimentos com carga instalada superiora 75 kW. Siga o link Segurança do Trabalho (Laudos Técnicos de Segurança do Trabalho) para visualização de um laudo típico.
  2. Laudo Técnico das Instalações Elétricas: Analisa as instalações elétricas de forma quantitativa e qualitativa, atrav´é de medições de parâmetros elétricos, verificação da compatibilidade entre condutores elétricos/equipamentos elétricos/dispositivos de proteção e manobra/demanda. Ou seja, é feita uma análise do circuito elétrico com as recomendações necessárias.
  3. Laudo Técnico para Crédito do ICMS: É possível obter o crédito do ICMS (Lei Complementar 102/2000) nas faturas de energia elétrica.
     O crédito será gerado na parcela correspondente a energia elétrica utilizada no processo de industrialização da empresa.
     A evidência mais consistente dos valores de energia elétrica utilizada no processo de industrialização é o Laudo Técnico.
     Algumas empresas dispensam o Laudo Técnico e atribuem valores (percentuais) de energia elétrica utilizada no processo produtivo. Esta prática poderá subdimensionar (neste caso deixa-se de creditar o ICMS) ou superdimensionar (as informações estarão sujeitas a questionamentos) o efetivo valor a ser creditado.