A Norma Regulamentadora Número 12 (NR-12: Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos ) cuja última redação ocorreu em 17/12/2010 (houveram outras atualizações posteriores) estabelece critérios de segurança para  fabricação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos. Desde do "lay-out" da planta até a capacitação dos trabalhadores envolvidos nas citadas atividades, passando por dispositivos de segurança e características construtivas e de operação.

A melhor forma para atendimento aos critérios da NR-12 é através de uma avaliação detalhada, aplicando todos os itens da norma para detectar eventuais não conformidades, apresentando as recomendações necessárias (medidas de controle) e sugerindo o cronograma de ação para as irregularidades eventualmente detectadas. Isto inclui o sistema de gestão, documentação técnica e capacitação dos trabalhadores.

Para possibilitar este trabalho, a Engeworks desenvolveu um formato eficiente que denominamos Laudo NR-12, que é elaborado para cada máquina ou equipamento individualmente.

O trabalho é divido em três partes:

  • Parte_1: Documento Base
  • Parte_2: Conformidades e Criticidades
  • Parte_3: Medidas de Controle