A Engeworks elabora Laudos Técnicos, projetos e relatório de medições de resistências de aterramento para o SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas).

Temos observado que algumas empresas entendem que Laudo do SPDA resume-se simplesmente em medições de resistências de aterramento. As medições de resistências são necessárias porém não suficientes para a eficiência do SPDA.

Na elaboração do Laudo SPDA devem ser verificadas se todas as partes que compõem o SPDA atendem a norma ABNT NBR-5419:2015 (Proteção contra descargas atmosféricas): Gerenciamento de Risco, Subsistema de Captação, Subsistema de Descida, Subsistema de Aterramento e Equipotencialização, bem como os valores de resistências elétricas de aterramento. A integridade física do sistema também deverá ser verificada.

A configuração mais eficiente do SPDA é aquela que utiliza adequadamente a ferragem estrutural de uma construção (SPDA estrutural). Este recurso de baixo custo ainda é pouco utilizado no Brasil e obrigatório em alguns países, como a Alemanha por exemplo (ferragem estrutural das vigas baldrames utilizadas como aterramento). A aplicação do recurso do SPDA estrutural deverá iniciar-se na fase de fundação da obra.

No link abaixo apresentamos um exemplo de Laudo SPDA (algumas fotos foram omitidas para proteção da identidade do cliente).